segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você é feia?

Seja mulher, seja bonita!

A revista TPM traz uma verdadeira análise do conceito de beleza e feiura. Vale a pena ler na íntegra. Segue aqui alguns trechos da reportagem, belíssima, por sinal!




Não ouvimos um “eu sou feia” ao entrevistar mulheres consideradas exóticas, ou fora dos padrões, como por exemplo a cantora e modelo Geanine Marques, musa do estilista Alexandre Herchcovitch. Difícil. Ao mesmo tempo, foi facílimo ouvir a sentença de dois homens feios, porém charmosos, inteligentes. O músico Wander Wildner, 50, autor do disco Eu Sou Feio. mas Sou Bonito!, acredita na beleza além da estética. “Sou feio segundo os padrões, mas me acho lindo!” Para ele, não existe mulher feia. “As pessoas se deixam levar por um conceito de beleza que é pura enganação”, garante. Em uma das canções do disco, o gaúcho faz uma ode ao direito de ser banguelo por fora e elegante por dentro: “Carrego dentro de mim a fina estampa, que os meus tortos dentes não mostram. (.) Não vou gastar meu dinheiro no dentista pra te agradar, não vou colocar dentadura postiça só pra te conquistar”.
...A psicanalista Joana de Vilhena Novaes estuda a relação da mulher com a beleza – ou a falta dela – há mais de dez anos. Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza, da PUC-Rio, ela sentencia: “Para a mulher, ser feia é o que há de pior. É estar totalmente fora do páreo”. Para o homem, essa não é a principal questão. “Sou feio, mas conquisto. Tenho humor, inteligência e charme.”

A partir da visão simplista de que ser magra e bela está ao alcance de todos, a censura aos que estão fora desse padrão passa a ser um preconceito socialmente aceito. Desde pequena você já sabe: “Não se nasce mulher, se aprende a ser mulher”. Sua mãe, indiretamente, parafraseou Simone de Beauvoir enquanto te presenteava com uma maquiagem de brinquedo ou com uma Barbie – representação absoluta do que é ser bela, leia-se magra, esguia e loira.


Desde sempre, mulher é sinônimo de beleza. E, se você é feia, deixou um pouco de ser mulher. Parece até que a natureza não tem nada a ver com isso. E que ter olhos azuis, enfim, é uma questão de escolha. “O mérito atribuído à beleza tornou-se um dever moral. O fracasso não se deve mais a uma impossibilidade mais ampla, mas a uma incapacidade individual”, escreve Joana de Vilhena Novaes em seu livro O Intolerável Peso da Feiura. “Na mulher qualquer desleixo com a aparência é visto como incompetência. A feia é menos mulher, é como se faltasse alguma coisa. Faz parte do feminino aprender a ser bonita, a se cuidar”, completa.
O chavão “toda mulher gosta de se sentir bonita” não é nenhuma mentira. E o questionável, aqui, não é o prazer de cuidar da aparência – e sim quanto isso se tornou uma obrigação e, entre outras coisas, a causa direta de inúmeras doenças ligadas à imagem. Afinal, o modelo de beleza é único. E, se todo mundo pode ser bonita, magra e jovem se assim o quiser, por que o número de anoréxicas, obesas e insatisfeitas com a própria imagem não para de crescer?




Não existe mulher feia  
Por Jorge Espírito-Santo

Vai longe a época em que o poeta disse: “As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”. Tão longe que já deu tempo de as feias oferecerem o seu perdão e de as belas tentarem saber quem era esse tal poeta. Na verdade não existe mulher feia. Porque, mais do que beleza, o que se espera de uma mulher é que ela tenha aquela coisa que deixa a gente sem saber se vai pra direita ou pra esquerda, o tal do borogodó. Vocês sabem do que eu estou falando?

É claro também que, às vezes, um tratamento de beleza com os cremes certos, um cabelo bem tratado, com uma pele boa, tudo isso coroado com um figurino que favoreça, ajuda. Não precisa chegar ao ponto de um “extreme makeover”, um processo radical de transformação, daqueles que quando a pessoa se olha no espelho nem se reconhece mais. Porque, no fundo, quem está se achando feia anda mal-amada, mal arrumada e com problema de autoestima.
...
Se você é homem (não importa se do tipo charmoso, cheiroso, bon-vivant.) e não concorda muito com o que estou dizendo, pensa um pouco naquela balada em que você chega, olha o ambiente e acha que está fraco, não tem mulher bonita. Lá pelas quatro da manhã e com o teor alcoólico em alta, o foco começa a mudar. Aquela que era caída, pensando melhor, não é tão ruim assim… Às vezes acaba convencendo a menina a passar as próximas horas ao seu lado. Quando o sol bater na janela do seu quarto, você já pode ter mudado de ideia e começa a duvidar do que disse o poeta lá de cima – ainda mais se a performance da sua companheira surpreender. Aí, então, entende que realmente a beleza está nos olhos de quem vê.


* Jorge Espírito-Santo, 46, é gerente artístico de conteúdo do GNT. Jorjão é idealizador do Happy Hour, programa que Astrid Fontenelle apresenta

2 comentários:

  1. - adorei a matéria, mto bommm msm !!!
    Mensagem incrivel e super bem escrita, ah e o melhor, a versaum das barbies mais fofinhas, lindas hahaha, super me identifikei hihihi !!!!

    Hj tem THE GIRL c/ Joanna Trabulsi da grife JO/DRI .
    E tem SORTEIO rolando ....

    Bjokas *-*
    'Celle'

    http://totalmentedemaisonline.blogspot.com/
    @BlogdaCelle

    ResponderExcluir
  2. Amei a materia ,é meio ridiculo mesmo esse padrão de beleza da sociedade moderna .
    Concordo com o que disse o Wander Wildner , que agora tem 51 anos , ele é maravilhoso por dentro e por fora ... acho ele um gato .

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito precioso para nós.
Beijos e volte sempre, sua presença alegra nosso dia!