segunda-feira, 2 de maio de 2011

Micareta tem gordinha como rainha da festa




Até quando ser gordinha será motivo de espanto ou de escândalo? Ô sociedade difícil esta em que está inserida o ser humano. 

Em Feira de Santana, Bahia, acontece há 74 anos uma micareta de parar a cidade, os hotéis superlotam e o comércio se agita com tantos turistas. Até aí, nada de novo no front, mas neste ano a novidade fica por conta da eleição de uma realeza fora dos padrões (de quem mesmo?). A rainha da festa, a estudante de admistração e gordinha com orgulho, Hervânia Fagundes foi um motivo a mais para a Micareta ser comentada. Uma festa popular, mais uma vez mostra que a alegria está acima de qualquer preconceito. Será?
Aprovado pelo rei momo Dilson Chagas e por Flávio do grupo Os Barões, que neste ano tem apostado no hit "É gordinha, mas é gostosa", que também participa da festa. 

Quando o assunto é peso a rainha acredita que não é impecilho para não se conseguir o que deseja. "Quero brincar e me divertir. Quero fazer uma micareta diferente", declara. Mas, desde que foi eleita, a rainha tem se sentido rejeitada, por causa da polêmica gerada devido aos quilos a mais.  Em 2008, o carnaval de Salvador também foi bastante comentado pelo mesmo motivo, às avessas, elegeu um rei momo magro, o comerciante Clarindo Silva, com 60 quilos representava o carnaval da boa forma. O que também foi motivo de crítica e muita publicidade extra.

Tudo vai mudar o dia em que as pessoas aprenderem a simplesmente se olhar e se enxergar como pessoas, sem crises por causa do peso ou da aparência, sem pré julgamentos e prisões. Quando, simplesmente nos tornarmos, homens e mulheres. Uma mulher bonita e não uma gorda bonita. Uma mulher feia e não uma gorda feia. Somos um conjunto, e está contido neste conjunto: beleza (sempre lembrando que beleza é um conceito cultural e não midiático), harmonia, alegria, presença de espírito, olhar penetrante, simpatia, coragem, vontade, disposição e muito mais, é o te faz se destacar entre uma multidão, é que faz ser uma pessoa, única. 

Aproveitando o ensejo, tenho que perguntar: Você já foi a Bahia? Não! Então vá. 
Eu, que sou paulista da gema e amo São Paulo com todo meu coração, comecei há alguns anos um caso sério de muito amor por Salvador e adjacências. Por cerca de dois anos estive nesta ponte São Paulo-Salvador e chegava a nem desfazer as malas. Morar lá me deu uma nova forma de olhar a mim mesma e se eu tinha, ainda, algum preconceito com meu corpo, perdi no caminho. Preconceito, existe por lá. Claro que existe, mas a autoestima baiana é algo que nos toma de uma forma que a gente aprende a ser bonita, como a gente é. Quando puder, passe as férias por lá e mude sua vida para sempre. I S2 Salvador!


Quer saber mais? entre aqui

3 comentários:

  1. Infelizmente, hoje em dia em diversas áreas, as pessoas julgam apenas pela aparência, esquecendo que somos mais que isso; Somos inteligentes, competentes, guerreiras e temos capacidade para realizarmos as mesmas coisas que qualquer outra pessoa que seja de qualquer porte físico, raça enfim.....Creio que com essa divulgação de Modelos Plus Size, as pessoas estejam mudando aos poucos o conceito, que as mulheres e homens fora do peso ideal (que é a sociedade e mídia impõe), sejam preguiçosos,que não se cuidam. Não esquecendo que indiferente de ser Gordinha ou Magrinha temos que estar com a saúde em dia sempre. E o mais importante de tudo isso, sempre manter a auto estima elevada e ser Feliz...
    Tenham uma ótima semana.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ameii a matéria é pra mim um cala boca pra muitos.
    Quanto a Bahia sou louca para conhecer, agora com seu depoimento mas ainda..
    Boa semana
    bejoooos

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! AMEI SEU POST!!
    Sou baiana e o que você escreveu é a mais pura verdade!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito precioso para nós.
Beijos e volte sempre, sua presença alegra nosso dia!