sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Beleza com curvas e saúde!

Artigo do endocrinologista Dr. Nelson Vinícius Gonfinetti (sobre a revista Beleza em Curvas)
Reprodução

Para conhecer o site

5 de agosto de 2010


Fiquei surpreso ao encontrar na banca de jornal, esta semana, o número inicial de uma nova revista voltada para as pessoas obesas, chamada “Beleza em Curvas“, e já anuciando a  sua 2a edição. Tornou-se um bom excercío de análise do conteúdo e dos objetivos desta, para mim espantosa, forma de uma “revista para quem ampliou o seu espaço para ser bonita”, estampado na capa em letras garrafais. Na parte promocional, segue a linha (politicamente correta…) editorial, aonde está colocado:”O objetivo da revista é mostrar para as leitoras desse universo Plus Size que realmente existem mulheres iguais a elas e que podem e devem mostrar para todas as pessoas que são felizes do jeito que são e provar para si própria que a autoestima é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa.”
Sem ter a pretenção de fazer uma crítica do conteúdo da revista, afinal não disponho de conhecimentos jornalísticos para tal, gostaria de expor somente a minha visão de médico já com experiência no assunto obesidade há mais de 20 anos. As duas edições tentam mostrar um mundo aonde as “gordinhas” podem ter saúde, mas alimentando-se saudavelmente com frutas, verduras e legumes, conformando-se com sua proproção corporal. Como se não houvesse lugar para coisas calóricas na dieta das pessoas acima do peso, como hamburgeres e chocolate! Como se compulsão, ansiedade e depressão não existissem no universo da maior causa direta e indireta de morte no Brasil e no mundo!
Não posso deixar de fazer uma transcrição de uma pergunta de uma leitora, que sintetiza a superficialidade com que o assunto é tratado:”Onde eu encontro roupas para o meu tamanho? Toda vez que procuro e não acho, choro, fico nervosa e me enfio num prato de comida. Engordo muito mais. (G., São Paulo)” E a resposta limita-se a pedir a leitora que procure as dicas no editorial para achar roupas adequadas e que tente controlar a sua ansiedade olhando no espelho!  Chega a ser cômico observar o desperdício de conteúdo, como se o problema fosse encontrar as roupas certas e não procurar um auxílio profissional médico.
O conteúdo também apresenta contradições. Ao mesmo tempo que, majoritariamente, valoriza e embeleza a mulher (bem) acima do peso, apresenta uma reportagem sobre a gastroplastia redutora, apontando as vantagens e os benefícios da cirurgia! Mas um dos objetivos da revista não era “mostrar para todas as pessoas que são felizes do jeito que são“?
Não acho impossível mostrar que pode haver beleza, parodiando o nome da revista, nas curvas das pessoas obesas, mas tive a péssima impressão que o objetivo é aceitar e tentar se adaptar do melhor modo possível com a situação. Começando pelas capas e seguindo as muitas páginas, mostram-se mulheres obesas sorridentes, bem vestidas e bem sucedidas, maquiadas e jovens, tentando uma motivação irreal do universo do excesso de peso; é como se não houvesse doenças relacionadas. Banaliza-se a obesidade como se ninguém fosse hipertenso, diabético ou sentisse dores nas costas e nos pés, e também que nenhuma “Plus Size” sofre preconceito ou infelicidade. Os aspectos do malefício do excesso de peso não são abordados e são ignorados, na minha opinião colocando uma maquiagem em uma doença, que é a obesidade, e que deve ser sempre combatida.


...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito precioso para nós.
Beijos e volte sempre, sua presença alegra nosso dia!