segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O polêmico desfile de gordinhas em NY (Jornal Destak)

Texto retirado daqui

Valorizar mulher acima do peso estimula obesidade, dizem críticos da ideia dos organizadores (será que se nós rejeitássemos os baixinhos eles cresceriam mais? ou se não gostarmos de pessoas negras elas se tornarão brancas ou as brancas se transformarão em negras?)

A recém-iniciada Semana de Moda de Nova York dará o maior passo para o fim da ditadura da magreza nas passarelas. O evento terá um desfile exclusivo de modelos "gordinhas", conhecidas como plus size. A decisão, no entanto, provocou discussão da mesma forma que acontecia com a exigência de tops esquálidas. 

Não são poucos os que afirmam que, da mesma forma que as modelos excessivamente magras estimulam hábitos pouco saudáveis, as gordinhas podem provocar a sensação de que a obesidade é saudável. 

"Embora seja ótimo dar 'voz' às modelos de tamanhos maiores, há inegavelmente uma grave epidemia de obesidade", diz Robin Givhan, editora de moda do The New York Times. 



O movimento de modelos plus size é recente, mas cresce de forma impressionante. Em 2007, Whitney Thompson tornou-se, aos 20 anos, a primeira modelo acima do peso a vencer America's Next Top Model, um dos mais famosos reality shows de moda do mundo. 

"Nova York proporcionará o primeiro e maior desfile de grande porte para este tipo de roupa", afirma a modelo Lizzie Miller, que desfilará no evento. "Não há como não comemorar", completa. 

Um dos principais expoentes da moda plus size é Crystal Renn, uma ex-modelo que sofreu problemas graves de anorexia e, curada, lançou um livro chamado Hungry (fome). Fluvia Lacerda, que mora em Nova York, é a única brasileira com atuação internacional no mercado da moda para gordinhas. E reclama da produção nacional. "No exterior é muito fácil se vestir bem. Aqui há poucas alternativas e não existe padronização", disse ao site Chic.



Ei, alguém aí pode me dizer por que a ascenção das gordinhas no mundo da moda ou no mercado consumidor incomoda tanto algumas (ou muitas) pessoas?????




...

3 comentários:

  1. Oi, Marcela!
    Uma amiga minha me falou desse acontecimento no NYFW, depois que uma agência entrou em contato comigo. Como não me encaixo nos padrões macérrimos, estou um tanto quanto desconfiada com essa avaliação que farão de mim, amanhã, mas... adorei o texto e a pergunta final foi maravilhosa!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi não achei o seu email então fiz um comentário.
    Queria te convidar para conhecer o meu blog e o meu trabalho. E se possível me linkar.
    http://blog.do44ao54modagrande.com.br/ e
    loja virtual:http://do44ao54.virtuapro.com.br/
    bj
    Isa Gomes

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo essa história de que a moda para gordinhas vai provocar mais obesidade. Se fosse assim, ninguém seria obeso, pois a moda só mostra anoréxicas. Quando vejo aquelas modelos que são só osso me dá vontade de comer. Ao contrário dos esqueletos da moda, as gordinhas representam mulheres reais, gente que vemos todos os dias na rua, gente que parece viva e que sofre ao entrar em lojas onde só há roupas pros esqueletos. Viva as mulheres com curvas, peitos, bunda, coxas e vontade de se vestir bem :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito precioso para nós.
Beijos e volte sempre, sua presença alegra nosso dia!