terça-feira, 1 de junho de 2010

Acampamento para crianças obesas





Acampamento só para crianças obesas virou realidade aos brasileiros também. Fabiana Karla e Meire Tumura trouxeram o projeto para o Brasil e ajudam a sociabilizar as crianças acima do peso.


O acampamento é todo feito para que os pequenos se sintam à vontade, com monitores “fofinhos”, nutricionistas, alimentação natural e incentivo à cooperação dentro de casa. As duas perceberam que, quando crianças, passavam por dificuldades parecidas: Fabiana era acima do peso; Meire, diabética.

Fabiana Karla, que levará seus filhos ao acampamento, contou para O Fuxico que seus filhos sempre participaram das colônias de férias e sua filha, Laurinha, ficava um pouco excluída das brincadeiras, por ser acima do peso:

“Essa ideia surgiu porque meus filhos sempre participaram das colônias de férias. Eu percebi que eles sempre se dividem em grupinho e minha filha e outras gordinhas acabavam ficando meio excluídas. Conversando com a Meire, que é diabética e não podia ir às festinhas quando era criança, resolvemos fazer um trabalho de sociabilização com as crianças”, comentou a atriz.

Meire Tumura disse que o acampamento tem o objetivo de deixar as crianças à vontade e também de fazer com que elas criem novos hábitos alimentares e de vida. “Teremos nutricionista, que fará o cardápio com alimentos anti-inflamatórios como o espinafre, que ajuda a combater a gordura, vamos fazer uma educação alimentar e explicar sobre os alimentos, só que de uma maneira lúdica. Eles aprenderão que a alimentação natural, com verduras, legumes, biscoitos de leite de soja são gostosos e fazem bem”, contou ela.

O acampamento será só para os gordinhos, com monitores acima do peso. As crianças farão gincanas e também colocarão em prática atividades para ajudar as mães em casa, como arrumar a cama de manhã, tirar o prato da mesa. As idealizadoras garantem que eles aprendem esses hábitos e passam a usá-los em casa também.

Meire Tumura disse ainda que atualmente, os gordinhos precisam se destacar sendo engraçados para não sofrerem preconceitos. “O lado psicológico das crianças é muito importante. Atualmente, quando a criança gorda quer jogar futebol, é colocada automaticamente no gol. Para ficar no grupo, tem que ser engraçada e precisa chamar atenção para não sofrer bulling. A nossa preocupação é que elas sejam felizes e não se defendam, saibam enfrentar os problemas e não se fechem para o mundo”, destacou Meire.

As crianças brincarão o dia inteiro, terão cinco refeições diárias, acordarão cedo para a realização das atividades e ainda serão divididas em tribos, com direito a gritos de guerra, bandeira. O acampamento tem uma preocupação ecológica também, pois as crianças serão ensinadas a construírem as atividades com os materiais que caem no chão e não pegarão nada das árvores.

Fabiana Karla disse que as crianças não sairão comendo “verduras pelos cotovelos”, mas terão um maior leque de escolha. De acordo com a atriz, as atividades serão lúdicas e os pequenos farão exercícios sem nem perceber que estão malhando. “Temos a intenção de que eles façam exercícios felizes, porque vamos falar de igual para igual e ainda vamos saber lidar com a autoestima deles, para que não sofram ofensas”, disse a atriz, que ainda vai fazer um gibi, com as aventuras da Fafá, na qual ela contará suas histórias por meio de uma bonequinha que conversa com as crianças.


Mais informações: www.acampamentodafafa.com.br


Retirado daqui

Um comentário:

Seu comentário é muito precioso para nós.
Beijos e volte sempre, sua presença alegra nosso dia!