Final de um dia estressante? TPM? Está querendo se dar um carinho? Chegou quebrada do seu primeiro dia na academia? Está precisando se olhar, se conhecer, se sentir? Precisa melhorar seu humor? Qualquer motivo é bom se for pra tirar um tempo com a sua melhor companhia, você mesma.
Amiga, tirar alguns minutos do dia, ou mesmo da semana pra cuidar da gente é precioso.
Corpo são, mente sã, já dizia o sábio provérbio.
Segue uma superdica, pra aprender a praticar em você relaxamento e auto massagem. Você vai amar!
E pra começar este encontro muito especial com você, que tal um banho numa banheira bem relaxante. Não tem banheira? Tem problema não, tome seu banho bem gostoso no chuveiro e relaxe com óleos essenciais.
Receita relaxante e desintoxicante
esta receita reduz os sintomas causados pelo acúmulo de toxinas no organismo e relaxa o corpo.
Banho de imersão (banheira) – água morna (34 a 38°c)
Acrescente na água 4 colheres de sopa de sal grosso que será um adjuvante terapêutico, auxiliando os tecidos a liberarem toxinas e melhorar o equilíbrio da pressão das células. Além de ser muito utilizado para eliminar energias negativas causadas pelo estresse do dia a dia.
2 gotas de óleo essencial de manjericão
3 gotas de óleo essencial de gerânio
1 colher de mel
Diluir as gotas dos óleos essenciais no mel e colocar na água da banheira. Duração: 20 a 35 min.
DICA: Para quem não tem banheira a sugestão é fazer um óleo pós banho personalizado.
Você vai utilizar a mesma quantidade de óleo essencial indicada anteriormente, só que diluída em 100ml de óleo vegetal de semente de uva.
Modo de uso: Aplique na região desejada e massageie suavemente.
Agora, que tal uma auto massagem cheia de carinho?
- A massagem é uma ótima forma de relaxamento tanto corporal como mental. Relaxar os músculos que ficam contraídos ou doloridos devido aos movimentos e stress do dia-a-dia é bastante importante. Alguns pontos do corpo são precisos para uma boa massagem, porém como nem sempre se pode freqüentar o massagista, é possível aprender alguns tipos de massagens em casa.
- As massagens podem ser feitas em várias regiões do corpo como mãos, braços, ombros, pernas, pés, barriga, dentre outros, relaxando os variados músculos. Os movimentos para as massagens podem ser circulares, retilíneos ou as famosas “pancadinhas” com as mãos, além de pequenos apertões com as pontas dos dedos.
Lembre-se que o exagero sempre é prejudicial. Cuidado com a força aplicada à massagem, pois pode causar dores ou torcicolos. Faça movimentos leves e não sobrecarregue as mãos durante a massagem. As massagens podem ser alternadas, para relaxar os vários ângulos dos músculos ou aliviar dores.
MASSAGEM NAS MÃOS: Alongue-se com a palma das mãos para fora. Em seguida, com a palma para dentro. Pressionar a ponta do dedo mínimo contribui para aliviar tensões do decorrer do dia; Com o polegar de uma mão sobre a outra, pressione e friccione a região entre o polegar e o indicador. Faça o movimento por alguns minutos e repita na outra mão.
No pulso - Pressione várias vezes com o polegar. A circulação melhora rapidamente
MASSAGEM NOS OMBROS: Coloque uma das mãos sobre o ombro, na parte de trás. Puxe-o e empurre levemente. Massageie com os dedos. Faça o mesmo com o outro ombro. No peitoral, pressione e massageie a região com os dedos. Entre os seios - Use a base do polegar para fazer pressão enquanto conta até três. Isso ajuda a combater a ansiedade.
MASSAGEM NA CABEÇA - Pressione o couro cabeludo com a ponta dos dedos, começando pela testa e descendo até a nuca, que o estress vai embora. Também pode usar o indicador, o dedo médio e o anular para massagear em círculos, como se estivesse passando xampu.
Coloque os polegares na base da cabeça, bem onde começa o pescoço. Em seguida apóie os outros dedos também no crânio. Pressione os polegares fazendo movimentos circulares. Aperte também os três dedos do meio na testa, laterais da cabeça e nuca. Isso contribui para aliviar dores de cabeça;
Nas orelhas - Aperte suavemente todo o contorno, começando pelo lóbulo. É outro calmante instantâneo.
MASSAGEM NO PESCOÇO: Com a mão direita, puxe o pescoço para seu lado direito. Deixe a cabeça virada para o outro lado, mas permaneça olhando para frente. Repita com o outro lado. Agora, massageie com as pontas dos 4 dedos (não utilize o polegar) a parte lateral do pescoço. O polegar deve estar apoiado próximo à garganta.
Abdômen - É possível ativar a sexualidade com toques ao redor do umbigo e quatro dedos abaixo dele, além do bom funcionamento do estômago e intestino, por exemplo.
MASSAGENS MODELADORAS: As massagens modeladoras podem ser feitas na barriga, cintura, quadris ou culotes. Evite regiões com varizes, pois estas massagens devem ser um pouco mais fortes, a ponto de deixar a pele avermelhada. Utilize algum creme modelador ou redutor, os movimentos fortes ajudam em sua penetração na pele.
Envolva a cintura com o braço e com a mão na lateral, puxe-a bem até a altura do umbigo. Massageie a perna até a coxa em direção à virilha, faça a massagem com as mãos fechadas (com os dedos dobrados para dentro da mão). Repita com os dois lados.
Ainda com as mãos dobradas, massageie com certa força, com a quebra dos dedos, a barriga. Puxe a gordura de baixo para cima.
Algumas massagens têm o poder de ajudar na prevenção ou amenizar os problemas de celulites! Com o tempo, também ajudam a diminuir medidas das regiões com gorduras localizadas, estimulando a eliminação de toxinas.
Dica: Faça as massagens no corpo depois do banho, utilizando cremes anticelulite ou redutores de medidas. Os cremes são mais utilizados em massagens modeladoras, que facilitam o deslizamento dos dedos.
MASSAGEM PARA O GLUTEOS: A partir da dobra do bumbum, com os dedos médios e indicadores, faça uma pressão e suba até a altura da cintura. Faça o movimento com as duas mãos, nas duas laterais. Repita de 5 a 8 vezes.
PERNAS – Massagear com movimentos circulares a região da coxa, pode auxiliar a aliviar a depressão
MASSAGEM PARA OS PÉS: Sentada, puxe um dos pés e com as pontas dos dedos faça movimentos circulares, pressionando a sola do pé. Faça o mesmo movimento próximo aos dedos do pé, com os dois pés.
Na lateral interna dos pés - O toque alivia a tensão na coluna.
No dedão do pé - Use o polegar e o indicador. Previne dores de cabeça.
Na ponta dos dedos - Também com o polegar e o indicador, massageie cada dedo da outra mão a partir da base da unha em movimentos circulares. Tem efeito
calmante.
Pés – Faça compressões com os polegares na sola do pé. Massagear o peito dos pés, com a lateral do dedo indicador, ajuda a aliviar cólicas menstruais. Você pode também fazer massagens na sola dos pés com a ajuda de uma bolinha de tênis por cinco minutos, isso contribui para ativar todos os pontos do corpo além de trazer energia.
Para melhorar o humor durante aqueles dias tristes de TPM